“Um reino
dividido não subsistirá “, diz Jesus em Seu evangelho.
“Dividir para
conquistar” , é uma outra máxima amplamente conhecida. Esta divisão, que tem a
ver com domínio e controle, se efetiva em primeira instância através da
palavra, de forma verbal ou oral.
A confusão,
discussão, o mal entendido, o ruído na comunicação, a fofoca, a calúnia,
injúria, difamação , a mentira e a manipulação através a de narrativas falsas,
são forma de dividir, confundir, separar para controlar ou usar a língua para dominar.
A “união faz
a força” é uma outra máxima bem conhecida, que vem confirmar exatamente esta
tese ! Se a UNIÃO, fortalece, a DESUNIÃO
enfraquece ! As palavras podem agregar, unir ou esparramar e desunir !
Em um
casamento, aonde apenas duas pessoas estão envolvidas , quando entram “ruídos”
na comunicação, problemas podem se evidenciar no relacionamento. E Isto entre
duas pessoas..!!
Quando entram
mais pessoas na questão, uma brincadeira muito usada em dinâmicas de grupo (
telefone sem fio), demonstra o tipo de problema que pode causar um problema ou “ruído”
na comunicação.
No caso da
comunicação de massa, hoje no Brasil, a grande mídia é usada para controlar e
manipular a população, não mais para informar , mas promove a engenharia
social.
Não se faz
mais REPORTAGENS, no sentido de informar os fatos para que o povo faça juízo de
valor, mas induz de forma tendenciosa, usando informações seletivas que vão em
direção a seus intentos, que nada tem a ver com os interesses da população, mas
daqueles que são os donos das empresas de comunicação, ou de quem eles servem..
No caso do
Brasil, ficou claro e notório durante todo o período da campanha de 2018, que a
grande mídia foi completamente tendenciosa e não teve a lisura, pela qual
deveria primar por princípios éticos e profissionais...
As redes
sociais foram responsáveis pela vitória do atual presidente Jair Bolsonaro, servindo
de ferramenta para que o povo se informasse e se organizasse, o que de modo
algum agradou setores poderosos da grande mídia, que fêz literalmente a festa
durante o período do Lulo-petismo.
Agora, no
começo do governo Bolsonaro, os resquíscios desta campanha não foram dirimidos ou superados. Os
jornalistas estão ainda em choque, sem saber o que fazer, e parece ter resolvido
continuar bombardeando o agora Presidente, demonstrando claramente que pretende
atrapalhar muito o seu governo.
Da mesma
forma, o governo Bolsonaro ainda não atentou que deve ter uma postura técnica e
profissional também na área da COMUNICAÇÃO !
Continuar
usando as redes sociais para se comunicar diretamente com o povo é, e
continuará sendo altamente vital e insubstituível, no entanto, agora no
governo, há de ter um tratamento profissional para a COMUNICAÇÃO GOVERNAMENTAL
!
Um porta voz
experiente e respeitado pela próprio setor, e alguém que tenha transito ,
influencia e conhecimento de causa , para que não hajam cacofonias ou
dificuldades de comunicação com a grande mídia, e que saiba lidar com ela.
Estes
primeiros dias de governo , já mostraram que Bolsonaro teve todo cuidado com a
escolha de toda equipe com pessoas altamente qualificadas em cada pasta ou
área, no entanto, no que diz respeito a comunicação, o vácuo ou hiato com esta
premissa, demonstra uma falta de cuidado com uma área vital e até mesmo
fundamental para o sucesso de seu governo ou administração.
Com o
ambiente altamente complexo e hostil, não é nada razoável que o governo recém
empossado, continue lidando com essa questão tão vital, de forma pueril ou na
pior das hipóteses completamente antagônico ao zelo que teve nas outras
indicações, de cada área ou ministério.
A segurança,
a Educação e a dominação cultural através da mídia e dos meios de comunicação,
foram amplamente discutidos durante todo o processo de impeachement e da
campanha, e os planos para uma mudança significativa, não podem tratar o
relacionamento com os meios de comunicação de forma amadora ou sem a seriedade
ou profissionalismo que foi tão presente na composição da toda equipe
ministerial.
Ficou
patente em poucos dias, que a negligência a este “detalhe” pode ser crucial
para o bom andamento desta gestão, de forma muito significativa..
Por isto ,
termino estas linhas, admoestando nosso presidente, para que cuide com muito
cuidado deste negócio o quanto antes..
Objetivamente
sugiro dois nomes para a chefia do relacionamento institucional com a grande
mídia, ou Relações Públicas do Governo nesta área: Augusto Nunes ou Willian
Waack.
Entendo que
são dois nomes que supririam as necessidades deste governo em relação com as
mídias tradicionais e a Comunicação deste governo. Creio que , como apoiador ,
eleitor e entendedor da importância desta questão, me credencio para esta
sugestão. Espero no mínimo, colaborar para o entendimento da questão, que deve
ser sanada o mais rápido possível em meu entendimento.
E outra
coisa, sei que durante a campanha, o idéia de Bolsonaro foi desmontar a TV
Brasil que ficou com Franklin Martins, mas tendo em vista esta GUERRA MIDIÁTICA
e CULTURAL, talvez esta decisão pudesse ser adiada, e o Governo poderia
utilizar esta estrutura para compensar a hostilidade e a mentira midiática ostensiva.
Já que a coisa está assim, porque não ?
Bom ..
É o que pensei,
e é apenas uma sugestão..!
Espero ter
colaborado para que avancemos mais rápido nesta difícil empreitada.
Da mesma
forma, penso que o cantor, escritor e influenciador digital e cultural LOBÃO,
também poderia ser muito aproveitado neste governo, mesmo tendo aderido mais um tanto tardiamente a campanha. Pois sempre participou positivamente do movimento que
culminou na eleição de Bolsonaro, e mesmo aparentemente, tendo tido muita
resistência à aderir, faria um belo trabalho de desconstrução do socialismo
cultural em nosso Brasil tão detonado nesta área, e que não tem ninguém com sua
aguerrida militância na área músical.
É isso..!
Guiherme
Macedo
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